sexta-feira, 6 de março de 2020

DEFINIÇÃO DE CONCEITOS EM SOCIOLOGIA DE EDUCACAO: CONTEXTO



HELFAS SAMUEL-Licenciado em Ensino Básico com Habilitações em Supervisão e Inspecção Escolar-Universidade Pedagógica-Gaza
Contactos: 842849771/863498270)
Facebock: Helfas Samuel. Pagina: A Escola é uma Paciência







DEFINIÇÃO DE CONCEITOS EM SOCIOLOGIA DE EDUCACAO: CONTEXTO                

                                                                  /FREELANCER DE CONTEUDO/
Conceitos
A sociologia é uma ciência que pretende descrever e explicar os fenómenos sociais, quer dizer, os que estão relacionados com a interacção e agrupamento dos seres humanos (Fernandes apud Gaspar & Diogo: 68).
A socialização é o processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam os valores, normas e comportamentos que vigoram na sociedade e lhes facultam a sua integração social (Gaspar & Diogo, 2010:68).
Papel social:conjunto de comportamentos do individuo dentro de um determinado contexto.
Grupo-sistema de relações sociais  de uma interacção de correntes entre pessoas que aceitam direitos e obrigações com sociedade.
Classe-conjunto de pessoas status sociais, do mesmo grupo social, classe comportamental.
Génese da Sociologia
Contextos:
·         Social: exploração social, Maior concentração de pessoas nas cidades; A deteoração das condições de vida da classe proletária;
Histórico: regime político
·         Político: desempenho, taxa de natalidade e mortalidade, A formação da burguesia e do proletariado; ampliamento do mercado, aumento de lucros, surgimento de ideologias
Científico: surge com apoio de outras ciências.
Contribuições sociológicas
Comte: fenomenos socias, somente validas as analises da sociedade, enquanto feitas com verdadeiro espírito cientifico, com objectividade e com a ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral.
Karl Marx:  luta de classes, pois a intenção seria de construir a paz social, na medida em que vem na luta de classe o motor da historia , isto é numa sociedade a luta de classe é necessária para esta possa evoluir.
Durkheim: facto social, clonclui que os fenómenos sociais devem ser encarados como coisas pelo pensador evitando as pré-nocoes e as pressuposições.
Weber: acção social, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das acoes individuais, esta são todo o tipo de acção que o individuo faz, orientando-se pela acção de outros, “só existe acção social quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir das suas acções com os demais.
Parsons: accao social-‘é necessaria uma complementacao do sistema social e do sistma de personalidade, ambos sitemas tem necessidades  basicas que podem ser resolvidas de forma complementar, o sistema social funciona harmonicamente, a partir do equilibrio do sistema de personalidade( a crianca aceita o marco normativo do sistema social em troca de amor e carinho maternos)
 Goffman: analise as interacções sociais, valorizava
Para PETER BERGER, é o estudo da sociedade humana e da sua estrutura, portanto para este o objecto da sociologia incide sobre a estrutura social.
MAX WEBER, diz que é a ciência que procura compreender interpretativamente a acção social para deste modo a explicar causalmente no seu desenrolar e nos seus efeitos. Na visão deste autor o objecto da Sociologia incide sobre a acção social
LUCY MAIR, diz que a Sociologia estuda a maneira como os papéis são definidos pela sociedade e o que acontece quando não são correctamente desempenhados, destaca portanto, a questão dos papeis sociais.
Objecto de estudo da sociologia
Relacoes sociais-As pessoas se relaccionam na sociedade através de regras estruturadas e de acções realizadas no desempenho de papeis sociais.
Surgimento da sociologia no âmbito:
Revolução Industrial
·         A afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;
·         A formação da burguesia e do proletariado;
·         Maior concentração de pessoas nas cidades;
·         A deteoração das condições de vida da classe proletária; e
Revolução francesa (1789 - 1815)
·         A redução da produção agrícola;
·         A elevação dos preços dos produtos alimentícios;
·         O desemprego e queda dos salários;
·         A deterioração das condições de vida das classes operárias;
·         O aumento das contradições de classe; e
·         O aumento dos privilégios da classe exploradora e cobrança de impostos elevados.
INTERDISCIPLINARIDADE
SOCIOLOGIA VS HISTÓRIA
Para conhecer a História dos homens precisa conhecer as suas relações e para conhecer a evolução das relações sociais precisa recorrer a dados fornecidos pela História
SOCIOLOGIA VS ECONOMIA
Para conhecer as relações de produção , troca e consumo precisa conhecer as leis económicas e para melhor definição das leis económicas precisa conhecer as relações económicas específicas
SOCIOLOGIA VS PSICOLOGIA
Para compreender a estrutura da sociedade precisa conhecer os comportamentos dos indivíduos e para compreender os comportamentos precisa conhecer a sua estrutura da sociedade
SOCIOLOGIA versus ANTROPOLOGIA CULTURAL
Para compreender a estrutura da sociedade precisa conhecer os aspectos culturais(hábitos, costumes) dos povos e para compreender os aspectos culturais precisa compreender a estrutura da sociedade.
 SOCIOLOGIA Versus DIREITO
Não há Sociedade sem leis e não há leis sem Sociedade.
Caracterização epistemológica da sociologia de educação
Objecto de estudo da pedagogia e sociologia da educação
A sociologia de educação estuda a educação enquanto fenómeno social, ocupando-se da origem social, do seu desenvolvimento social, da sua função social, dos seus objectivos sociais, enquanto a pedagogia estuda a educação enquanto fenomeno educativo.
Principais teorias sociológicas da educação
Funcionalismo em educação:
A educação para Parsons contribui para formação de sistemas sociais que é um instrumento analítico capaz de descrever a ação social, assim como para sua integração e manutenção da ordem social.
Assim, a sociedade para Parsons é um sistema estruturado baseado em quatro subsistemas: o cultural, o social, o econômico e o político. Enquanto sistema, a sociedade tem imperativos funcionais sem os quais a sobrevivência social estaria ameaçada, são esses: a adaptação, consecução de objectivos, a integração e a manutenção estrutural.
Dukheim:Desta maneira a acção educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. Para ele, os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são as normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade o grupo social em determinados momentos históricos.
Marxismo em educação: o sistema educativo é o reflexo da classe dominante, produz as relações de produção, mantém a estrutura de classes e a situação de propriedade.
Gramsci: o trabalho como princípio educativo, a escola é reprodutora dos valores, dos ideais, da moral de classe dominante
 Bourdieu: O sistema educativo participa na reprodução da estrutura de classes segundo dois processos sociais: o primeiro, ela valoriza sobretudo a cultura própria das classes dominantes. Uma vez que o corpo docente pertence, de acordo com Bourdieu à fracção dominante. Uma pertencendo à classe dominante, o corpo docente, selecciona principalmente os alunos a partir do controlo da linguagem oral e escrita.
Bowles Herbert Gintis: ” entre o sistema educativo e o sistema económico capitalista. Segundo os autores, os principais aspectos da organização educativa seriam cópias das relações de dominação e subordinação existentes na esfera económica. Assim, do mesmo modo que na empresa capitalista, também na escola as relações sociais são regidas por uma hierarquia de autoridade e controle
Escola Americana e Escola Francesa
Franca-Jean Étiene:a escola foi tida como uma instituição (um campo) que participa de forma decisiva na reprodução de relações sociais de dominação. A escola contribui para a reprodução e acumulação do capital cultural nas crianças das fracções da classe dominante e ao desapossar do capital cultural, especialmente nas crianças dos camponeses, que perdem os seus valores.
América- Costa (2004), “teoria da correspondência” entre o sistema educativo e o sistema económico capitalista. Segundo os autores, os principais aspectos da organização educativa seriam cópias das relações de dominação e subordinação existentes na esfera económica. Assim, do mesmo modo que na empresa capitalista, também na escola as relações sociais são regidas por uma hierarquia de autoridade e controle.
Teorias sociológicas e a problemática do fracasso escolar
Tendência Medicalizante:As causas do fracasso escolar até então centradas em características bio-psico-sociais do aluno vão direccionando-se para um novo enfoque, o da carência cultural escolar.
Teorias racistas:Isto mostra que as desigualdades existentes no campo laboral, vindos do capitalismo se degeneraram a nível cultural-racial, onde a classe alta pensava que as outras (inferiores ou com poucas posses não eram importantes muito menos a sua cultura), isto repercutiram ao nível do sector educacional, em que a maioria, neste caso, as classes baixas eram marginalizadas.
Teoria da Carência Cultural: Quanto ao fracasso escolar, constatou-se que estava directamente ligado a privação cultural do qual sofria o educando,.para a explicação de que os factores sócio-culturais seriam fortes influências nas características físicas, perceptivo-motoras, cognitivas e emocionais de cada indivíduo, segundo (Patto 1990).
Teorias Crítico-Reprodutivistas: factores intra-escolares prevalecem como causadores desse mesmo

Sem comentários:

Enviar um comentário