/FREELANCER DE CONTEUDO/
Conceitos
A sociologia é
uma ciência que pretende descrever e explicar os fenómenos sociais, quer dizer,
os que estão relacionados com a interacção e agrupamento dos seres humanos
(Fernandes apud Gaspar & Diogo: 68).
A socialização é
o processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam os valores,
normas e comportamentos que vigoram na sociedade e lhes facultam a sua
integração social (Gaspar & Diogo, 2010:68).
Papel social:conjunto
de comportamentos do individuo dentro de um determinado contexto.
Grupo-sistema de relações sociais
de uma interacção de correntes entre pessoas que aceitam direitos e obrigações
com sociedade.
Classe-conjunto de pessoas status sociais, do mesmo grupo social,
classe comportamental.
Génese da
Sociologia
Contextos:
·
Social: exploração
social, Maior
concentração de pessoas nas cidades; A deteoração das condições de vida da
classe proletária;
Histórico: regime político
·
Político: desempenho,
taxa de natalidade e mortalidade, A formação da burguesia e do
proletariado; ampliamento do mercado, aumento de lucros, surgimento de
ideologias
Científico: surge com apoio de outras ciências.
Contribuições
sociológicas
Comte: fenomenos socias, somente validas as
analises da sociedade, enquanto feitas com verdadeiro espírito cientifico, com
objectividade e com a ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em
geral.
Karl
Marx: luta de classes, pois a intenção seria de construir a paz social, na medida em
que vem na luta de classe o motor da historia , isto é numa sociedade a luta de
classe é necessária para esta possa evoluir.
Durkheim:
facto social, clonclui que os fenómenos
sociais devem ser encarados como coisas pelo pensador evitando as pré-nocoes e
as pressuposições.
Weber: acção social, a sociedade pode ser compreendida a partir
do conjunto das acoes individuais, esta são todo o tipo de acção que o
individuo faz, orientando-se pela acção de outros, “só existe acção social
quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir das
suas acções com os demais.
Parsons: accao
social-‘é necessaria uma complementacao do sistema social e do sistma de
personalidade, ambos sitemas tem necessidades
basicas que podem ser resolvidas de forma complementar, o sistema social
funciona harmonicamente, a partir do equilibrio do sistema de personalidade( a
crianca aceita o marco normativo do sistema social em troca de amor e carinho
maternos)
Goffman:
analise as interacções sociais, valorizava
Para
PETER BERGER, é o estudo da sociedade humana e da sua estrutura, portanto para
este o objecto da sociologia incide sobre a estrutura social.
MAX
WEBER, diz que é a ciência que procura compreender
interpretativamente a acção social para deste modo a explicar causalmente no
seu desenrolar e nos seus efeitos. Na visão deste autor o objecto da Sociologia
incide sobre a acção social
LUCY
MAIR, diz que a Sociologia estuda a maneira como os papéis são definidos pela sociedade e
o que acontece quando não são correctamente desempenhados, destaca portanto, a
questão dos papeis sociais.
Objecto
de estudo da sociologia
Relacoes
sociais-As pessoas se relaccionam na sociedade através de regras
estruturadas e de acções realizadas no desempenho de papeis sociais.
Surgimento
da sociologia no âmbito:
Revolução Industrial
·
A
afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;
·
A
formação da burguesia e do proletariado;
·
Maior
concentração de pessoas nas cidades;
·
A
deteoração das condições de vida da classe proletária; e
Revolução
francesa (1789 - 1815)
·
A
redução da produção agrícola;
·
A
elevação dos preços dos produtos alimentícios;
·
O
desemprego e queda dos salários;
·
A
deterioração das condições de vida das classes
operárias;
·
O
aumento das contradições de classe; e
·
O
aumento dos privilégios da classe exploradora e cobrança de
impostos elevados.
INTERDISCIPLINARIDADE
SOCIOLOGIA
VS HISTÓRIA
Para
conhecer a História dos homens precisa conhecer as suas relações e para
conhecer a evolução das relações sociais precisa recorrer a dados fornecidos
pela História
SOCIOLOGIA
VS ECONOMIA
Para
conhecer as relações de produção , troca e consumo precisa conhecer as leis
económicas e para melhor definição das leis económicas precisa conhecer as
relações económicas específicas
SOCIOLOGIA
VS PSICOLOGIA
Para
compreender a estrutura da sociedade precisa conhecer os comportamentos dos
indivíduos e para compreender os comportamentos precisa conhecer a sua
estrutura da sociedade
SOCIOLOGIA
versus ANTROPOLOGIA CULTURAL
Para
compreender a estrutura da sociedade precisa conhecer os aspectos culturais(hábitos,
costumes) dos povos e para compreender os aspectos culturais precisa
compreender a estrutura da sociedade.
SOCIOLOGIA Versus DIREITO
Não há Sociedade sem leis e não há
leis sem Sociedade.
Caracterização
epistemológica da sociologia de educação
Objecto
de estudo da pedagogia e sociologia da educação
A sociologia de educação estuda a
educação enquanto fenómeno social, ocupando-se da origem social, do seu
desenvolvimento social, da sua função social, dos seus objectivos sociais,
enquanto a pedagogia estuda a educação enquanto fenomeno educativo.
Principais
teorias sociológicas da educação
Funcionalismo em educação:
A educação para Parsons
contribui para formação de sistemas sociais que é um instrumento analítico capaz de
descrever a ação social, assim como para sua integração e manutenção da ordem
social.
Assim, a sociedade para Parsons é um
sistema estruturado baseado em quatro subsistemas: o cultural, o social, o econômico e o político. Enquanto sistema, a
sociedade tem imperativos funcionais sem os quais a sobrevivência social
estaria ameaçada, são esses: a adaptação, consecução de objectivos, a
integração e a manutenção estrutural.
Dukheim:Desta
maneira a acção educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social.
Para ele, os conteúdos da educação
são independentes das vontades individuais, são as normas e os valores
desenvolvidos por uma sociedade o grupo social em determinados momentos
históricos.
Marxismo em educação: o sistema educativo é o
reflexo da classe dominante, produz as relações de produção, mantém a estrutura
de classes e a situação de propriedade.
Gramsci:
o trabalho como princípio educativo, a
escola é reprodutora dos valores, dos ideais, da moral de classe dominante
Bourdieu:
O sistema educativo participa na reprodução da estrutura de classes segundo
dois processos sociais: o primeiro, ela valoriza sobretudo a cultura própria
das classes dominantes. Uma vez que o corpo docente pertence, de acordo com
Bourdieu à fracção dominante. Uma pertencendo à classe dominante, o corpo
docente, selecciona principalmente os alunos a partir do controlo da linguagem
oral e escrita.
Bowles Herbert Gintis: ” entre o sistema educativo e o sistema
económico capitalista. Segundo os autores, os principais aspectos da
organização educativa seriam cópias das relações de dominação e subordinação
existentes na esfera económica. Assim, do mesmo modo que na empresa capitalista,
também na escola as relações sociais são regidas por uma hierarquia de
autoridade e controle
Escola Americana e Escola Francesa
Franca-Jean Étiene:a escola foi tida como uma instituição
(um campo) que participa de forma decisiva na reprodução de relações sociais de
dominação. A escola contribui para a reprodução e acumulação do capital
cultural nas crianças das fracções da classe dominante e ao desapossar do
capital cultural, especialmente nas crianças dos camponeses, que perdem os seus
valores.
América- Costa (2004),
“teoria da correspondência” entre o sistema educativo e o sistema económico
capitalista. Segundo os autores, os principais aspectos da organização
educativa seriam cópias das relações de dominação e subordinação existentes na
esfera económica. Assim, do mesmo modo que na empresa capitalista, também na
escola as relações sociais são regidas por uma hierarquia de autoridade e
controle.
Teorias
sociológicas e a problemática do fracasso escolar
Tendência Medicalizante:As causas do fracasso escolar até
então centradas em características bio-psico-sociais do aluno vão
direccionando-se para um novo enfoque, o da carência cultural escolar.
Teorias
racistas:Isto mostra que as desigualdades
existentes no campo laboral, vindos do capitalismo se degeneraram a nível
cultural-racial, onde a classe alta pensava que as outras (inferiores ou com
poucas posses não eram importantes muito menos a sua cultura), isto
repercutiram ao nível do sector educacional, em que a maioria, neste caso, as
classes baixas eram marginalizadas.
Teoria da
Carência Cultural: Quanto ao fracasso escolar,
constatou-se que estava directamente ligado a privação cultural do qual sofria
o educando,.para a explicação de que os factores sócio-culturais seriam fortes
influências nas características físicas, perceptivo-motoras, cognitivas e
emocionais de cada indivíduo, segundo (Patto 1990).
Teorias Crítico-Reprodutivistas: factores intra-escolares prevalecem como
causadores desse mesmo
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