APLICABILIDADE DAS LEIS DE NEWTON
0.Introdução
A disciplina de física tem sido considerada
pelos alunos, junto com a matemática a disciplina mais difícil entre as
componentes curriculares do Ensino Médio. Entre as diversas dificuldades
encontradas uma delas pode ser a forma como o conteúdo é apresentado e
trabalhado pelo professor em sala de aula. Tendo em conta o foco do trabalho,
iremos de forma específica definir alguns conceitos chaves, explicar como este
processo acontece também vamos detalhar outros aspetos importantes alusivos ao
tema.
O
trabalho está organizado em quatro partes, nomeadamente a introdução, onde de forma objetiva apresentaremos o que pretendemos
abordar, a parte de apresentação, a conclusão, onde de forma mais sintética
traremos o inessencial para este processo e referências bibliográficas, para alistamento das obras usadas na produção do
trabalho.
- Analisar a aplicabilidade das
leis do Newton
- Identificar as leis de Newton
- Caracterizar cada lei;
Para a elaboração do
presente trabalho para além dos conhecimentos práticos que possuímos,
recorreu-se a pesquisa bibliográfica que consistiu nas interpretações sólidas e
fundamentadas por diferentes autores de destaque que debruçaram-se sobre o tema
em alusão.
Na óptica de Helfas (2018) as leis de Newton
são geniais exatamente porque sintetizam, em poucas linhas, milênios de saber
acumulado por diversas civilizações, no entanto, passa-se nas salas de aula uma
errônea ideia de sua simplicidade. Pode-se equivocadamente, pensar que os
conceitos de massa, inércia e de força são simples, naturais e intuitivos,
quando isso não é verdadeiro, sendo, pelo contrário, extremamente complexos e
objeto de discussões até os presentes dias.
A 1ª Lei de Newton afirma que “na
ausência de forças exercidas sobre ele, todo corpo fica como está: parado se
estiver parado, em movimento se estiver em movimento (retilíneo uniforme), por
isso essa lei é chamada Princípio da Inércia”
Aplicabilidade
- Um
carro que quando faz uma curva parece que os passageiros estão sendo
jogados para fora do carro. É a força centrífuga.
- No
movimento de um carro, o carro apenas acelera e desacelera, pois há forças
atuando nessas mudanças de velocidade, no caso, relacionadas a queima de
combustível, ao motor e a outros mecanismos do automóvel . Caso isso não
ocorresse, e combinado a isso a gravidade não existisse, provavelmente o
carro continuaria seu trajeto em movimento retilíneo uniforme.
- Nas
construções, e
- No
dia a dia do homem.
A segunda Lei de Newton ou Princípio
Fundamental da Dinâmica estabelece que a mudança de um movimento de um corpo é
proporcional à resultante das forças atuando nele.
Ou seja, o segundo princípio consiste em que
todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em
movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e
sentido de acordo com a força aplicada. Portanto, quanto mais intensa for à
força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Ao conduzirmos um automóvel ou qualquer meio
que se movimenta, pode ser carinha, etc
Essa lei pode ser enunciada da seguinte forma:
“A toda ação existe uma reação de mesma intensidade e direção, mas de sentido
oposto” ou seja a terceira lei do Newton
enfatiza que ““As forças são exercidas sempre aos pares, não existe ação sem
reação” (PIETROCOLA,
2010:. 271).Nesse sentido Helfas apud Gaspar (2010) complementa a idéia
dizendo:
Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B
exerce sobre o corpo A uma força de mesmo módulo e direção, mas de sentido
contrário (aplicabilidade quando uma pessoa caminha sobre uma superfície, ela é
direcionada para frente graças à força que ela aplicou sobre o chão e ao atrito
com a superfície.
Todo objecto em movimento, carro, comboio,
aviões
As naves espaciais
têm um sistema de impulsão com motores que expulsam gases em diferentes
direções. Ao expulsar esses gases em um sentido, a nave, devido à terceira lei
de Newton, experimenta uma força no sentido oposto.
Em jeito de síntese irei apresentar a física
tem como objeto de estudo o Universo, sua evolução, suas transformações e as
interações que nele ocorrem. Espera-se que a abordagem da mesma tenha a
dimensão crítica do conhecimento científico e não a neutralidade da produção
desse conhecimento, mas sim seu comprometimento e envolvimento com aspectos
sociais, políticos, econômicos e culturais
·
ARAÚJO, MST. De; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física:
Diferentes enfoques,diferentes finalidades. In: revista Brasileira de Ensino de
Física, v. 25, n. 2, Junho de 2003.
·
BRENNAN. R.P. Gigantes da Física, uma história
da Fica Moderna. Tradução: Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Editora Zahar,
2003.
·
HELFAS,S.C.Aplicabilidade das leis de Newtom,
Maputo. 2018.
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