segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEU OBJECTO DE ESTUDO

HELFAS SAMUEL-Licenciado em Ensino Básico com habilitações em supervisão e inspecção escolar-Universidade Pedagógica-Gaza
Contactos: 842849771/863498270)
Facebock: Helfas Samuel. Pagina: A Escola é uma Paciência

                                                                             




/FREELANCER DE CONTEUDO/
0.INTRODUÇÃO
As Ciências Pedagógicas enquanto área de conhecimento aplicado, que tem por objecto a compreensão e a intervenção construtiva nos processos educativos, é eminentemente multidisciplinar fundamentando-se na Filosofia e em diversas Ciências. O seu campo específico se constitui de teorias e práticas que se articulam cada vez mais com outras áreas do conhecimento permitindo assim o desenvolvimento de lastros cognoscitivos e das competências e habilidades requeridas ao Pedagogo.
Com o presente trabalho de pesquisa, iremos fazer menção ao tema “Ciências Pedagógicas e seu objecto de estudo”. O trabalho tem como objectivo geral Compreender Ciências Pedagógicas e seu objecto de estudo, de forma específica iremos estatuto científico e a sua relação com outras áreas de conhecimento.
Em termos estruturais, o nosso trabalho apresenta: Introdução, Titulo, Justificativa, Delimitação, Problematização, Hipóteses, Objectivos, Fundamentação teórica, Metodologia, Desenvolvimento do trabalho, Considerações finais e Referências bibliográficas


  • Compreender as Ciências Pedagógicas e seu objecto de estudo.
  • Definir Ciências Pedagógicas;
  • Identificar o estatuto científico da pedagogia vs ciências pedagógicas
  • Descrever a sua relação com outras áreas de conhecimento.
Para a materialização do presente trabalho cingiu-se também ao método de consulta bibliográfica que consistiu na leitura e interpretação de diferentes obras que abordam sobre a temática ligada a escravatura no âmbito geral e no contexto africano, conciliou-se ainda em método documental que consistiu na análise e interpretação de diferentes documentos oficias ligados a temática em estudo.










  • Ciência e Pedagogia
Ciência é o conjunto de conhecimentos científicos que explicam um determinado fenómeno da realidade natural e/ou social. Esse conjunto de conhecimentos resulta de uma reflexão profunda, rigorosa (não só) de métodos próprios.
A Pedagogia – do grego: peidós+Agogé = (criança+condução) a ciência que estuda, teoriza sobre a educação, investigando sua natureza, finalidades e conteúdos.
Apos definir Ciência e Pedagogia passamos a definir ciências pedagógicas:
Na visa de Debesse (1974) Ciências Pedagógicas são um conjunto de saberes que se encarregam da educação como fenómeno tipicamente social e especificamente humano, com caracter Pisco-socio-pedagógico cujo seu foco central é o estudo da educação.
Hoje a pedagogia é uma ciência independente; independente no sentido de ter o seu objecto de estudo, os seus métodos de investigação, as suas categorias chave. Como ciência, mantém uma relação com outras ciências afins, nomeadamente as da educação (BRETT, 1960)
Importa sublinhar que o que é a pedagogia hoje resulta de um longo processo de reflexão e desenvolvimento do pensamento pedagógico.
*      Inicialmente, a pedagogia foi entendida como arte de educar;
*      Num estágio posterior, ficou conhecida como técnica de educar;
*      Finalmente como teoria, ciência e prática de educar.
Neste sentido, as ciências pedagógicas fundamenta-se num conceito mais abrangente de educação, porquanto as práticas educativas não se restringem a escola e a família; elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da vida social, de forma institucionalizada e não-institucionalizada, com elevado grau de intencionalidade e sistematicidade ou ainda sem intencionalidade explícita. São todos esses processos educativos que constituem objecto de estudo das Ciências Pedagógicas, demarcando-lhe um campo próprio de investigação, com vista a explicitar finalidades, objectivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Esta função orientadora confere as ciências pedagógicas uma relevância peculiar, pelo facto de que, as práticas educativas não ocorrem de forma isolada; elas reflectem a lógica das relações. Cabe as ciências pedagógicas reorientar o rumo das práticas educativas e esclarecer que tipo de homem se pretende formar com a realização de tais práticas: Sociais, culturais, económicas e políticas vigentes na sociedade (DEBESSE, 1974).
 Portanto, as Ciências Pedagógicas se configura como área de conhecimento, cuja especificidade é realizar uma reflexão global da realidade educativa e se constitui em um domínio que possui objecto, problemáticas e métodos próprios de investigação enquanto ciência da educação.
Na visão de Dilthey (1940) as Ciências Pedagógicas pelo seu carácter teórico e prático, compreende:
*      Disciplinas filosóficas  – teoria da educação, história da educação, filosofia da educação, antropologia, educação comparada e política educacional;
*      Disciplinas cientificam  – Psicologia educacional, sociologia da educação, biologia educacional e metodologias de pesquisa educacional;
*      Disciplinas técnicas  – didácticas, teoria e desenvolvimento curricular, tecnologia educacional, administração e gestão escolar, entre outras.
*      Relação com a psicologia
 A pedagogia se relaciona com a psicologia que lhe fornece subsídios sobre as actividades mentais do ser humano, as particularidades psicológicas (temperamento e carácter), a motivação, as necessidades especiais, em fim um conjunto de aspectos que se manifestam através do comportamento e que evidenciam os níveis de desenvolvimento cognitivo, socio-afectivo e psicomotor do mesmo.
Os opostos da psicologia subsidiam ainda a elaboração de currículos, planos de estudos, programas, projectos educativos da escola e da sala de aulas, organização das matérias de estudo, gestão de relação interpessoais, etc.
*      Relação com a sociologia
 A sociologia estuda as sociedades as instituições dessa mesma sociedade e as relações que se estabelecem entre os membros que a integram. A educação como fenómeno social, como mecanismo de reprodução equilibrada das relações sociais mas, ao mesmo tempo, funciona como mecanismo de renovação e transformação.
Dessas relações, as instituições educativas quais quer que sejam, funcionam como agência dos membros da sociedade.
*      Relação com a filosofia
 A filosofia proporciona à pedagogia fundamentos consubstanciados nos seguintes questionários: o que e a educação? O ser humano é educado? Para que tipo de sociedade educar? Que finalidade almeja essa sociedade? Como que valores educar membros dessa sociedade?
*      Relação com a história 
 A história estuda o passado das sociedades e da humanidade em geral, para melhor compreender o presente e perspectivar o futuro. Ela se articula com a pedagogia para melhor compreender os processos de construção do pensamento educativo.
*      Relação com a antropologia cultural 
 A pedagogia se relaciona com a antropologia cultural com intuito de entender-se ao complexo educativo cultural, das tradições, dos hábitos e costumes que presidem as relações humanas.
1.4. A importância e a necessidade da Pedagogia
*      Fica claro que a educação como acção exercida pelos adultos sobre a jovem geração não é um processo fácil. Torna-se ainda mais complexo com o desenvolvimento social que vai exigindo mais capacidades de adaptação e integração do homem no seu grupo;
*      Fica claro ainda que garantir o desenvolvimento do homem é uma tarefa não só difícil mas também complexa, se se pretende uma educação mais completa e adequada às exigências da sociedade;
*      Assim, estamos cientes de que garantir o desenvolvimento do homem, proporcionando-lhe uma educação de qualidade, exige um trabalho pedagógico mais elaborado (e não só), mais renovado e dinâmico, sobretudo nos seus métodos, no seu conteúdo. Isso exige exercício de reflexão que é essencialmente a tarefa e missão da ciência pedagógica;
3.CONCLUSÃO
Qualquer actividade humana é realizada tendo em conta determinados procedimentos, regras ou princípios. O processo de ensino-aprendizagem não constitui uma excepção. A pedagogia apresenta os seus resultados de pesquisa aos fazedores da educação como forma de melhorar cada vez mais os resultados da educação das gerações mais novas.
Concluímos, de maneira mais especifica que:
*      Em relação a função orientadora confere as ciências pedagógicas uma relevância peculiar, pelo facto de que, as práticas educativas não ocorrem de forma isolada; elas reflectem a lógica das relações. Cabe as ciências pedagógicas reorientar o rumo das práticas educativas e esclarecer que tipo de homem se pretende formar com a realização de tais práticas: Sociais, culturais, económicas e políticas vigentes na sociedade (DEBESSE, 1974).
*      Portanto, as Ciências Pedagógicas se configura como área de conhecimento, cuja especificidade é realizar uma reflexão global da realidade educativa e se constitui em um domínio que possui objecto, problemáticas e métodos próprios de investigação enquanto ciência da educação.











4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*      BRETT, G. S. Historia de la Psicología,. Buenos Aires: Rialp, 1960.
*      DEBESSE, M; MIALARET, G. Tratado das ciências pedagógicas. São Paulo: Nacional, 1974.   
*      DILTHEY, W. F. Fundamentos de un sistema de pedagogía. Buenos Aires: Editora Losada, 1940.
*      MIALARET, G. As ciências da educação. 1ª ed. Lisboa, Moraes Editores, Col. Psicologia e Pedagogia, 1976.
*      NÍQUECE, A. F. & Mahalambe F. M. Fundamentos de Pedagogia: teoria e prática educativa. – Maputo, :2010.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

HISTÓRIA DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAS

    Caixa de texto: HELFAS SAMUEL-Licenciado em Ensino Básico com Habilitações em Supervisão e Inspecção Escolar-Universidade Pedagógica-Gaza
Contactos: 842849771/863498270) 
Email: helfas16cumbane@gmail.com, 
Facebock: Helfas Samuel. Pagina: A Escola é uma Paciência
Blog: https://helfassamuelcumbane.blogspot.com/




NOME: HELFAS SAMUEL
DISCIPLINA: Didáctica de Ciências Sociais
TEMA: História do surgimento das Ciências Socias
OBJECTIVOS:
·         Analisar o marco historico do surgimento das ciências Socias;
·         Identificar os factores da emergência das ciências sociais.






História do surgimento das Ciências Sociais
  1. Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da indústria capitalista após o desenvolvimento da máquina a vapor, e consequentemente, pelo controle de terras e ferramentas de trabalho.
Com o surgimento das indústrias muitos trabalhadores migraram do meio rural para a cidade. No entanto essas cidades não tinham a infra-estrutura necessária para atender ao grande êxodo rural, isso fez com que a criminalidade, violência e doenças  tomassem grandes proporções, mesmo os trabalhadores que permaneceram no campo viviam em condições nefastas, uma vez que não tinham como concorrer com as empresas que se tornaram grande proprietárias de terra.
Essas mudanças tiveram grande efeito sobre os trabalhadores artesanais. Antes do surgimento das indústrias, o artesão tinha todo o conhecimento do processo produtivo (desde o preparo da matéria prima até o acabamento final - início ao fim do processo) e no tempo livre plantavam, criavam animais para complementar as necessidades para a sobrevivência familiar.
Porém, com o avanço das indústrias, esses trabalhadores também foram perdendo espaço, pois não podiam concorrer com as mesmas. As corporações de ofício onde o conhecimento era passado do mestre ao aprendiz e, que até então controlavam o trabalho artesanal nas manufaturas, acabaram por desaparecer.
Com todos esses acontecimentos vários pensadores que não eram cientistas nem sociólogos começaram a ver a sociedade como um problema/um objeto a ser investigado com intuito de desenvolver ações que pudesse modificar/reformar a realidade da sociedade. Participavam de debates que envolviam liberais, socialistas e conservadores. Eles eram militantes políticos que se envolviam e queriam resolver os problemas sociais.
  1. A  Revolução Francesa
 As mudanças foram na forma de pensamento da sociedade. Essa mudança teve como influências as mudanças ocorridas no ocidente, na forma de conhecer a natureza e a cultura: ainda predominava a teologia - a vontade de Deus que era a explicação para tudo. Aos poucos o sobrenatural foi perdendo lugar para a ciência. Passou-se a analisar os fenômenos sociais por meio da experiência e observação, por meio da acumulação de fatos.
Nesse primeiro momento, as Ciências Sociais utilizaram os mesmos métodos de pesquisa até então usados na exploração dos fenômenos da natureza pelas ciências exatas e biológicas. Durkheim foi um dos primeiros a sistematizar um método próprio de pesquisa para as Ciências Sociais, seguido por outros autores.
Mas, a questão principal da época para os pensadores  que - devido aos antagonismos de classe - não chegavam a um consenso, gerando um questionamento central: conservar ou transformar radicalmente essa sociedade..
Na actualidade, as Ciências Sociais tem desempenhado importante papel no estudo das relações sociais, inter-raciais, de grupos sociais diversos, das culturais tradicionais e urbana, e das relações de poder.




Factores da emergência das ciências sociais
A emergência das Ciências Sociais teve como factores:
a)      A Revolução Industrial que representou uma mudança na base económica da sociedade; e
b)       A Revolução Francesa que por sua vez representou uma mudança na forma de pensar das pessoas.
Essas mudanças determinaram profundas mudanças na sociedade, gerando a necessidade de uma análise pormenorizada por parte dos pensadores da época que visavam solucionar os problemas sociais da época.
Bibliografia consultada:
·         MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38ªed, São Paulo: Brasileinse, 1994; Para mais detalhes esta disponível em: (https://sites.google.com/site/surgimentociso/).