sexta-feira, 17 de abril de 2020

VARIANTES METÓDICAS BÁSICAS NA CONCRETIZAÇÃO DO PEA


VARIANTES METÓDICAS BÁSICAS NA CONCRETIZAÇÃO DO PEA

HELFAS SAMUEL-Licenciado em Ensino Básico com habilitações em supervisão e inspecção escolar-Universidade Pedagógica-Gaza
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‘FREELANCER DE CONTEÚDO”

1.Introdução

O presente trabalho versa sobre “Variantes metódicas básicas na concretização do PEA” onde de forma mais objectiva vamos indentificar o sentido do meto, classificar as variantes metódicas e caracterizar-as tendo em conta a nossa situação real no PEA.
Os autores que debrucam sobre a materia em estudo são varios o que possibilitou a concretizacao dos objectivos definidos no trabalho, os autores consultados estao devidamente citados dentro do trabalho e nas referencias bibliografias o ultimo capitulo deste trabalho.
De salientar que para melhor percepção do trabalho abriu-se um sub iten onde encontram-se definições de alguns conceitos gerais a volta do tema exposto.
A metodologia usada para a relização deste trabalho foi a consulta bibliografica, que constitui a leitura  e análise das informações de várias obras que debruçam sobre o tema em causa.



1.1.Objectivos

1.1.1.Objectivo geral

·         Compreender variantes metódicas básicas na concretização do PEA

1.1.2.Objectivos específicos

·         Conceituar Método e técnica;
·         Identificar as variantes metódicas básicas na concretização do PEA;
·         Caracterizar cada variante metódica básica na caracterização do PEA;

1.2.Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho para além dos conhecimentos práticos que possuímos, baseamo-nos na pesquisa bibliográfica, onde trouxemos interpretações sólidas e fundamentadas por diferentes autores de destaque que debruçaram  sobre o tema em alusão e também recorremos a pesquisa documental, para recolher informações em diversos relatórios, monografias e teses de doutoramento.









2.Revisão bibliográfica

¾    Conceitos
Piletti (2004:102)̎ método o significado etmologico da palavra método é o caminho a seguir para alcançar um fim. Para o nosso objectivo podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para actividade. Portanto método é um caminho que leva até certo ponto, sem ser o veiculo de chegada, que é a técnica.
Na optica de  Lakatos (2005: 134) “Método é um meio usado para alcançar certos objectivos. Assim podemos falar de método de ensino aprendizagem como meio de levar o aluno adquirir os conhecimentos, hábitos, habilidades”.
Segundo Libaneo, (1990:150) define ʺ Método  é o caminho para atingir um objectivo.Assim métodos são meios adequados para atingir um determinado objectivȍ actividades do ensino”.
Na óptica de Nivagara apud Santanna et all Método de ensino é um modo de conduzir a aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral do educando, através de uma organização precisa de procedimentos que favoreçam a consecução dos propósitos estabelecidos.
Método de ensino ou didáctico é o conjunto de procedimentos lógica e psicologicamente ordenados, de que se vale o professor, para levar o educando a elaborar conhecimentos, a adquirir técnicas ou habilidades e a incorporar atitudes e ideais. (Nérici).
Com base nestes conceitos, métodos de ensino são acções do professor pelas quais se organizam as actividades de ensino e dos alunos para atingir objectivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico.
Segundo Nivagara (sd: 153), técnica de ensino é o conjunto de atitudes, procedimentos e actuações que o professor/formador adopta para utilizar correctamente os diversos instrumentos de formação de que dispõe: a palavra, o gesto, a imagem, o texto, o audiovisual, a informática.

2.1.Sentido do Método

Etmologicamente a palavra “método” vem do latim “methodus”quer dizer ̎caminho para se chegar a um fim̎. Representa a maneira de conduzir pensamento ou acções para se alacançar um objectivo(Prof. Doutor SÁ & BONNET, et all.2007).
O Método é o conceito mais amplo do que a técnica:
·         O Método indica aspectos gerais da acção não específica, e a técnica indica o modo de agir, objectivamente, para se alcançar um objectivo.
·         A técnica é mais restrita a forma de apresentação imediata da forma. A técnica de ensino significa certos recursos a maneira de utiliza-los a efectivação da aprendizagem do educando.
No processo de ensino e aprendizagem deve agir com método se pretende atingir os objectivos de aprendizagem com minimo de esforço e máximo de rendimento.
Todo método e técnica deve ter sequencia e ser adaptado a estrutura mental, a matiridade e as experiencias anteriores dos alunos.

2.2.Cassificacao das variantes metodicas

No processo de ensino e aprendizagem, o professor é a pessoa que seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didácticos em função das caracteristicas de cada matéria.
Na óptica de Nivagara (sd: 170) apud  De Klingberg, considera a existências de três variantes metódicas básicas:
·         Método expositivo
·         Elaboração conjunta
·         Trabalho independente

2.2.1.Método Expositivo

Este método caracteriza-se por uma maior actividade visível do professor e por uma atitude de aprendizagem receptiva por parte dos alunos : o professor expõe a matéria e os alunos « recebem-na». Isto acontece quando se sabe que as « exposições » do professor só são « recebidas » pelos alunos se o professor conseguir estimular a actividade independente destes.
Este método apesar de existirem várias críticas a que está sujeito, continua a ser mais utilizado por existência das seguintes razões:
Ø  É inovador, pois ajuda ao professor a reproduzir uma série de conhecimentos;
Ø  É barato, não requer material didáctico sofisticado e a preparação de participantes (professor-aluno) é de uma parte;
Ø  Apresenta uma flexibilidade, pode ser adaptado a qualquer audiência a um conteúdo determinado ao tempo e equipamento;
Ø  A sua eficácia consiste no fornecimento de um conjunto de informações que o professor transmite aos alunos particularmente de informações de difícil obtenção por parte dos alunos.
Portanto na utilização do método expositivo advoga-se que a exposição lógica da matéria continua sendo, pois, um procedimento necessário, desde que o professor consiga mobilizar actividades interna do aluno de concentrar-se e de pensar, e a combine com outros procedimentos, como o trabalho independente, a conversão didáctica e o trabalho em grupo.                              

2.2.2.Pontos de Concentração do Método Expositivo

Ø  Introdução ou consolidação.
Ø  Síntese ou recapitulação dos conteúdos.
·         Levantamento e a satisfação das dúvidas.

2.2.3.Partes da Exposição:

a) Introdução: desempenha o papel motivador na medida em que procura enquadrar ao aluno no tema ou assunto a ser estudado. Na algumas vezes serve para despertar a concentração dos participantes.
 b) Desenvolvimento: é a fase mais longa da aula onde são transmitidos todos os conteúdos, faz-se análise; discussão, debate etc. Porém é uma fase susceptível de dúvida, questões que merecem ser respondidas, explicadas e fundamentadas.
c) Conclusão: Consiste na síntese e recapitulação dos aspectos essenciais. Não obstante a conclusão pode ser feita por perguntas, exercícios ou por um discurso final no qual o professor faz um resumo sintético de tudo o que foi exposto por todos os participantes.
Na conclusão recomenda-se que o professor faça um resumo com uma linguagem clara e objectiva, com lógica, focalizando os aspectos comuns mais pertinentes. Pois o professor ao terminar a sua explanação pode deixar algumas questões fundamentais em aberto para serem discutidas nas aulas posteriores.

2.2.4.Tipos de Exposição

No trabalho docente, o professor selecciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didácticos em função das características de cada matéria. Sendo assim, os métodos gerais do ensino dependem dos objectivos – conteúdo - método das matérias, das particularidades dos alunos e da criatividade do professor.
Segundo LIBANÊO (1990;160), há muita classificação de métodos de ensino conforme os critérios de cada autor, e os métodos de ensino são considerados tendo uma estreita relação com os métodos de aprendizagem ou seja os métodos de ensino fazem parte do papel de direcção do processo de ensino por parte do professor tendo em vista a aprendizagem dos alunos.

2.2.5.Conferência

A conferência é constituída por duas fases:

2.2.6. 1ª. Fase: A primeira fase é dividida em duas etapas tais como:

       I.            Recolha de conteúdos que corresponde com o tema e definição dos objectivos. Esta recolha pode ser feita através de selecção do material bibliográfico e contacto com pessoas ligadas com o tema a ser apresentado.
    II.            A segunda etapa consiste na formulação dos conteúdos. Aqui efectua-se a redacção do texto obedecendo as três partes fundamentais, que são: A introdução, desenvolvimento e a respectiva conclusão.

2.2.7.2ª Fase: A segunda fase designada activa

Consiste na apresentação dos conteúdos, é considerada a mais difícil porque constitui a fase de grande responsabilidade, pois realiza-se num período determinado com a participação de todos.
Palestra - É a exposição verbal, podendo-se utilizar meios auxiliares como retroprojectores (quadro preto entre outros, mapas, gráficos).Ela é feita por uma pessoa convidada pelos organizadores do evento.

2.2.8.Vantagens do Método Expositivo

·         Desenvolvimento da capacidade de concentração e actividade mental de aprendizagem receptiva,
·         Medição racional e eficiente dos conteúdos.

2.2.9.Desvantagem

·         Sobrecarga da memória e peca de atenção
2.3.Método de Elaboração Conjunta
Segundo LIBANEO apud  BONNET et all (2007:38) o método de elaboração conjunta é uma forma de interacção activa entre professor e os alunos visando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções já adquiridas. Ela supõe um conjunto de condições prévias: A incorporação pelos alunos dos objectivos atingir, o domínio de conhecimentos básicos ou a disponibilidade pelos alunos de conhecimentos e experiencias que mesmo não sistematizando, são pontos de partida para o trabalho de elaboração conjunta.
Assim, o método de elaboração conjunta é uma variante metódica que corresponde duas técnicas a saber:
·         Questionários e respostas
·         Interrogatório e seminário.
Na técnica, o professor conduz os alunos aplicação de conhecimentos e aproveita a conhecer a experiencia dos mesmos. Toda via, nenhuma técnica é mal conduzida como esta em nossas escolas devido ao aspecto repreensivo que tem assumido.
Quanto ao método interrogatório tem sinonimo de castigo, forma de pegar ao aluno na curva para o aluno ter notas baixas.

2.3.1.Tarefas do professor

Na técnica interrogatória assim como a técnica de seminário, o professor deve criar uma atmosfera em que os alunos se sintam motivados para responderem, contribuir e participar na discussão.
·         Fazer com que todos participe;
·         Deixar ao aluno terminar de falar;
·         Aproveitar respostas incorrectas para discussão fazendo com que os outros colegas participem na discussão;
·         O aluno deve ficar a saber que está certo ou errado na contribuição;
·         Fazer a gestão do tempo.

2.3.2.Vantagens

·         Elaboração conjunta é um excelente procedimento de promover assimilação activa dos contactos, suscitados, actividade mental dos alunos  não simplesmente atitude receptiva;
·         Dá a possibilidade do aluno se expressar dando o seu ponto de vista, o aluno aprende a respeitar as opiniões dos outros;
·         Desenvolve espírito de investigação, pois permite ao professor controlar as emoções, dúvidas e conhecimento dos alunos.

2.3.3.Desvantagens

·         Pode levar ao incumprimento dos programas de ensino;
·         Exige muito tempo.

2.4.Método de Trabalho independente

Este método os alunos consiste em realizar tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente e independentes e criadores. O aspecto mais importante do método de trabalho independente é actividade mental dos alunos.

2.4.1.Algumas formas de realização

2.4.2.1ª Forma: Estudo dirigido individual ou em grupo.

Ele se cumpre basicamente por meio de duas funções: a realização de exercícios e tarefas de reprodução de conhecimentos e habilidades que se seguem à explicação do professor; e a elaboração de novos conhecimentos a partir de questões sobre problemas diferentes daqueles resolvidos na turma.

2.4.3.2ª Forma: Fichas didácticas

A pesquisa escolar (resposta à questões com consulta a livros ou enciclopédias) e a instrução programada. As fichas didácticas englobam fichas de noções, de exercícios e de correcção. Cada tema estudado recebe uma numeração de acordo com a sequência do programa. Os alunos vão estudando os conteúdos, resolvendo os exercícios e comparando as suas respostas com as quais estão contidas nas fichas de correção.

2.4.4. Vantagens

·         Consiste ao aluno a desenvolver as habilidades de auto aprendizagem e de confiança a si próprio;
·         Sistematizar e consolidar conhecimentos, habilidades e hábitos;
·         Possibilita ao aluno desenvolvimento da capacidade de trabalhar de forma livre e criativa;
·         Facilita ao professor a observar as dificuldades de cada aluno e o seu progresso, como a verificação da eficácia do trabalho.

2.4.5.Desvantagens

Ø  Falta de meios de apoio, tarefas demasiadamente difíceis, falta do controle do tempo.

3.Conclusão

Chegados ao fim do trabalho com o tema ‘variantes metódicas no processo de ensino e aprendizagem ”o grupo concluiu que os métodos regulam as formas de interacção entre ensino e aprendizagem entre o professor e alunos, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
Portanto os métodos de ensino são acções do professor pelas quais se organizam as actividades de ensino e dos alunos para atingir objectivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico.
De uma forma sintética, os métodos de ensino dependem dos objectivos que se formulam tendo em vista o conhecimento e a transformação da realidade. Portanto durante o processo de ensino e aprendizagem encontramos vários métodos para serem aplicados na mediação dos conteúdos e os mais usuais destacam-se:
·         Expositivos;
·         Colaboração Conjunta; e
·         O método de trabalho independente.








4.Referências Bibliográficas

¾     NIVAGARA. D.D. Modulo de Didática Geral (aprender a ensinar). Ed. Anilda Ibrahimo Khan, Maputo.
¾    LIBÂNEO, João Claudino. Didáctica, Cortez. Ed. S .Paulo, 1990
¾    PILETTI, Cláudio. Didáctica Geral. 12ed. Ática, São Paulo, 1992.
¾    NÉRICI, I.G. Introdução a Didáctica Geral, 2ed.Edições Atlas. São Paulo, 1989.
¾     NÉRICI, I. G. Didáctica Geral, 16ed.Edições Atlas. São Paulo, 1991.







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