/FREELANCER DE CONTEUDO/
0.INTRODUÇÃO
As Ciências Pedagógicas enquanto área de
conhecimento aplicado, que tem por objecto a compreensão e a intervenção
construtiva nos processos educativos, é eminentemente multidisciplinar
fundamentando-se na Filosofia e em diversas Ciências. O seu campo específico se
constitui de teorias e práticas que se articulam cada vez mais com outras áreas
do conhecimento permitindo assim o desenvolvimento de lastros cognoscitivos e
das competências e habilidades requeridas ao Pedagogo.
Com o presente trabalho de
pesquisa, iremos fazer menção ao tema “Ciências Pedagógicas e seu objecto de estudo”. O trabalho
tem como objectivo geral Compreender Ciências Pedagógicas e seu objecto de
estudo, de forma específica iremos estatuto científico e a sua relação com
outras áreas de conhecimento.
Em termos estruturais, o nosso trabalho
apresenta: Introdução, Titulo, Justificativa, Delimitação, Problematização,
Hipóteses, Objectivos, Fundamentação teórica, Metodologia, Desenvolvimento do
trabalho, Considerações finais e Referências bibliográficas
- Compreender as
Ciências Pedagógicas e seu objecto de estudo.
- Definir Ciências
Pedagógicas;
- Identificar o
estatuto científico da pedagogia vs ciências pedagógicas
- Descrever a sua
relação com outras áreas de conhecimento.
Para a materialização do presente trabalho
cingiu-se também ao método de consulta bibliográfica que consistiu na leitura e
interpretação de diferentes obras que abordam sobre a temática ligada a
escravatura no âmbito geral e no contexto africano, conciliou-se ainda em
método documental que consistiu na análise e interpretação de diferentes
documentos oficias ligados a temática em estudo.
- Ciência e Pedagogia
Ciência é o
conjunto de conhecimentos científicos que explicam um determinado fenómeno da
realidade natural e/ou social. Esse conjunto de conhecimentos resulta de uma
reflexão profunda, rigorosa (não só) de métodos próprios.
A Pedagogia – do grego: peidós+Agogé = (criança+condução)
a ciência que estuda, teoriza sobre a educação, investigando sua natureza,
finalidades e conteúdos.
Apos definir Ciência e Pedagogia passamos a
definir ciências pedagógicas:
Na visa de Debesse (1974) Ciências Pedagógicas
são um conjunto de saberes que se encarregam da educação como fenómeno
tipicamente social e especificamente humano, com caracter
Pisco-socio-pedagógico cujo seu foco central é o estudo da educação.
Hoje a pedagogia é uma ciência independente;
independente no sentido de ter o seu objecto de estudo, os seus métodos de
investigação, as suas categorias chave. Como ciência, mantém uma relação com
outras ciências afins, nomeadamente as da educação (BRETT, 1960)
Importa sublinhar que o que é a pedagogia hoje
resulta de um longo processo de reflexão e desenvolvimento do pensamento
pedagógico.
Inicialmente, a pedagogia foi entendida como arte de
educar;
Num estágio posterior, ficou conhecida como técnica de
educar;
Finalmente como teoria, ciência e prática de educar.
Neste sentido, as ciências pedagógicas
fundamenta-se num conceito mais abrangente de educação, porquanto as práticas
educativas não se restringem a escola e a família; elas ocorrem em todos os
contextos e âmbitos da vida social, de forma institucionalizada e
não-institucionalizada, com elevado grau de intencionalidade e sistematicidade
ou ainda sem intencionalidade explícita. São todos esses processos educativos
que constituem objecto de estudo das Ciências Pedagógicas, demarcando-lhe um
campo próprio de investigação, com vista a explicitar finalidades, objectivos
sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. Esta função
orientadora confere as ciências pedagógicas uma relevância peculiar, pelo facto
de que, as práticas educativas não ocorrem de forma isolada; elas reflectem a
lógica das relações. Cabe as ciências pedagógicas reorientar o rumo das
práticas educativas e esclarecer que tipo de homem se pretende formar com a
realização de tais práticas: Sociais, culturais, económicas e políticas
vigentes na sociedade (DEBESSE, 1974).
Portanto, as Ciências Pedagógicas se configura como área de
conhecimento, cuja especificidade é realizar uma reflexão global da realidade
educativa e se constitui em um domínio que possui objecto, problemáticas e
métodos próprios de investigação enquanto ciência da educação.
Na
visão de Dilthey (1940)
as Ciências Pedagógicas pelo seu carácter teórico e prático, compreende:
Disciplinas filosóficas – teoria da educação,
história da educação, filosofia da educação, antropologia, educação comparada e
política educacional;
Disciplinas cientificam – Psicologia educacional,
sociologia da educação, biologia educacional e metodologias de pesquisa
educacional;
Disciplinas técnicas – didácticas, teoria e
desenvolvimento curricular, tecnologia educacional, administração e gestão
escolar, entre outras.
Relação com a psicologia
A pedagogia se relaciona com a
psicologia que lhe fornece subsídios sobre as actividades mentais do ser
humano, as particularidades psicológicas (temperamento e carácter), a
motivação, as necessidades especiais, em fim um conjunto de aspectos que se
manifestam através do comportamento e que evidenciam os níveis de
desenvolvimento cognitivo, socio-afectivo e psicomotor do mesmo.
Os opostos da psicologia subsidiam ainda a
elaboração de currículos, planos de estudos, programas, projectos educativos da
escola e da sala de aulas, organização das matérias de estudo, gestão de
relação interpessoais, etc.
Relação com a sociologia
A sociologia estuda as sociedades as
instituições dessa mesma sociedade e as relações que se estabelecem entre os
membros que a integram. A educação como fenómeno social, como mecanismo de
reprodução equilibrada das relações sociais mas, ao mesmo tempo, funciona como
mecanismo de renovação e transformação.
Dessas relações, as instituições educativas
quais quer que sejam, funcionam como agência dos membros da sociedade.
Relação com a filosofia
A filosofia proporciona à pedagogia fundamentos
consubstanciados nos seguintes questionários: o que e a educação? O ser humano
é educado? Para que tipo de sociedade educar? Que finalidade almeja essa
sociedade? Como que valores educar membros dessa sociedade?
Relação com a história
A história estuda o passado das
sociedades e da humanidade em geral, para melhor compreender o presente e
perspectivar o futuro. Ela se articula com a pedagogia para melhor compreender
os processos de construção do pensamento educativo.
Relação com a antropologia cultural
A pedagogia se relaciona com a
antropologia cultural com intuito de entender-se ao complexo educativo
cultural, das tradições, dos hábitos e costumes que presidem as relações
humanas.
1.4. A importância e a necessidade da
Pedagogia
Fica claro que a educação como acção exercida pelos
adultos sobre a jovem geração não é um processo fácil. Torna-se ainda mais
complexo com o desenvolvimento social que vai exigindo mais capacidades de
adaptação e integração do homem no seu grupo;
Fica claro ainda que garantir o desenvolvimento do homem
é uma tarefa não só difícil mas também complexa, se se pretende uma educação
mais completa e adequada às exigências da sociedade;
Assim, estamos cientes de que garantir o desenvolvimento
do homem, proporcionando-lhe uma educação de qualidade, exige um trabalho
pedagógico mais elaborado (e não só), mais renovado e dinâmico, sobretudo nos
seus métodos, no seu conteúdo. Isso exige exercício de reflexão que é
essencialmente a tarefa e missão da ciência pedagógica;
Qualquer actividade humana é realizada tendo
em conta determinados procedimentos, regras ou princípios. O processo de
ensino-aprendizagem não constitui uma excepção. A pedagogia apresenta os seus
resultados de pesquisa aos fazedores da educação como forma de melhorar cada
vez mais os resultados da educação das gerações mais novas.
Concluímos, de maneira mais especifica que:
Em relação a função orientadora confere as ciências
pedagógicas uma relevância peculiar, pelo facto de que, as práticas educativas não
ocorrem de forma isolada; elas reflectem a lógica das relações. Cabe as
ciências pedagógicas reorientar o rumo das práticas educativas e esclarecer que
tipo de homem se pretende formar com a realização de tais práticas: Sociais,
culturais, económicas e políticas vigentes na sociedade (DEBESSE, 1974).
Portanto, as
Ciências Pedagógicas se configura como área de conhecimento, cuja
especificidade é realizar uma reflexão global da realidade educativa e se
constitui em um domínio que possui objecto, problemáticas e métodos próprios de
investigação enquanto ciência da educação.
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRETT,
G. S. Historia de la Psicología,. Buenos Aires: Rialp, 1960.
DEBESSE, M; MIALARET, G. Tratado das ciências
pedagógicas. São Paulo: Nacional, 1974.
DILTHEY, W. F. Fundamentos de un sistema de pedagogía.
Buenos Aires: Editora Losada, 1940.
MIALARET,
G. As ciências da educação. 1ª ed. Lisboa, Moraes Editores, Col. Psicologia e
Pedagogia, 1976.
NÍQUECE,
A. F. & Mahalambe F. M. Fundamentos de Pedagogia: teoria e prática
educativa. – Maputo, :2010.
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