sexta-feira, 11 de maio de 2018

APLICABILIDADE DAS LEIS DE NEWTON


APLICABILIDADE DAS LEIS DE NEWTON

HELFAS SAMUEL-Licenciando em ensino basico com habilitacoes em supervisao e inpecao escolar-Universidade Pedagogica-Gaza (Contactos: 842849771/863498270) email: helfas16cumbane@gmail.com, facebbock: Helfas Samuel.






/FÍSICA/
0.Introdução
A disciplina de física tem sido considerada pelos alunos, junto com a matemática a disciplina mais difícil entre as componentes curriculares do Ensino Médio. Entre as diversas dificuldades encontradas uma delas pode ser a forma como o conteúdo é apresentado e trabalhado pelo professor em sala de aula. Tendo em conta o foco do trabalho, iremos de forma específica definir alguns conceitos chaves, explicar como este processo acontece também vamos detalhar outros aspetos importantes alusivos ao tema.
O trabalho está organizado em quatro partes, nomeadamente a introdução, onde de forma objetiva apresentaremos o que pretendemos abordar, a parte de apresentação, a conclusão, onde de forma mais sintética traremos o inessencial para este processo e referências bibliográficas, para alistamento das obras usadas na produção do trabalho.





0.1.Objectivos
  • Analisar a aplicabilidade das leis do Newton
  • Identificar as leis de Newton
  • Caracterizar cada lei;
 Para a elaboração do presente trabalho para além dos conhecimentos práticos que possuímos, recorreu-se a pesquisa bibliográfica que consistiu nas interpretações sólidas e fundamentadas por diferentes autores de destaque que debruçaram-se sobre o tema em alusão.












Na óptica de Helfas (2018) as leis de Newton são geniais exatamente porque sintetizam, em poucas linhas, milênios de saber acumulado por diversas civilizações, no entanto, passa-se nas salas de aula uma errônea ideia de sua simplicidade. Pode-se equivocadamente, pensar que os conceitos de massa, inércia e de força são simples, naturais e intuitivos, quando isso não é verdadeiro, sendo, pelo contrário, extremamente complexos e objeto de discussões até os presentes dias.
A 1ª Lei de Newton afirma que “na ausência de forças exercidas sobre ele, todo corpo fica como está: parado se estiver parado, em movimento se estiver em movimento (retilíneo uniforme), por isso essa lei é chamada Princípio da Inércia
Aplicabilidade
  • Um carro que quando faz uma curva parece que os passageiros estão sendo jogados para fora do carro. É a força centrífuga.
  • No movimento de um carro, o carro apenas acelera e desacelera, pois há forças atuando nessas mudanças de velocidade, no caso, relacionadas a queima de combustível, ao motor e a outros mecanismos do automóvel . Caso isso não ocorresse, e combinado a isso a gravidade não existisse, provavelmente o carro continuaria seu trajeto em movimento retilíneo uniforme.
  • Nas construções, e
  • No dia a dia do homem.
A segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica estabelece que a mudança de um movimento de um corpo é proporcional à resultante das forças atuando nele.
Ou seja, o segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Portanto, quanto mais intensa for à força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Ao conduzirmos um automóvel ou qualquer meio que se movimenta, pode ser carinha, etc
Essa lei pode ser enunciada da seguinte forma: “A toda ação existe uma reação de mesma intensidade e direção, mas de sentido oposto”  ou seja a terceira lei do Newton enfatiza que “As forças são exercidas sempre aos pares, não existe ação sem reação” (PIETROCOLA, 2010:. 271).Nesse sentido Helfas apud Gaspar (2010) complementa a idéia dizendo:
Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B exerce sobre o corpo A uma força de mesmo módulo e direção, mas de sentido contrário (aplicabilidade quando uma pessoa caminha sobre uma superfície, ela é direcionada para frente graças à força que ela aplicou sobre o chão e ao atrito com a superfície.
Todo objecto em movimento, carro, comboio, aviões
As naves espaciais têm um sistema de impulsão com motores que expulsam gases em diferentes direções. Ao expulsar esses gases em um sentido, a nave, devido à terceira lei de Newton, experimenta uma força no sentido oposto.









Em jeito de síntese irei apresentar a física tem como objeto de estudo o Universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele ocorrem. Espera-se que a abordagem da mesma tenha a dimensão crítica do conhecimento científico e não a neutralidade da produção desse conhecimento, mas sim seu comprometimento e envolvimento com aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais


















·         ARAÚJO, MST. De; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: Diferentes enfoques,diferentes finalidades. In: revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, Junho de 2003.
·         BRENNAN. R.P. Gigantes da Física, uma história da Fica Moderna. Tradução: Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.
·         HELFAS,S.C.Aplicabilidade das leis de Newtom, Maputo. 2018.
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