segunda-feira, 7 de outubro de 2019

HISTÓRIA DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAS

    Caixa de texto: HELFAS SAMUEL-Licenciado em Ensino Básico com Habilitações em Supervisão e Inspecção Escolar-Universidade Pedagógica-Gaza
Contactos: 842849771/863498270) 
Email: helfas16cumbane@gmail.com, 
Facebock: Helfas Samuel. Pagina: A Escola é uma Paciência
Blog: https://helfassamuelcumbane.blogspot.com/




NOME: HELFAS SAMUEL
DISCIPLINA: Didáctica de Ciências Sociais
TEMA: História do surgimento das Ciências Socias
OBJECTIVOS:
·         Analisar o marco historico do surgimento das ciências Socias;
·         Identificar os factores da emergência das ciências sociais.






História do surgimento das Ciências Sociais
  1. Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da indústria capitalista após o desenvolvimento da máquina a vapor, e consequentemente, pelo controle de terras e ferramentas de trabalho.
Com o surgimento das indústrias muitos trabalhadores migraram do meio rural para a cidade. No entanto essas cidades não tinham a infra-estrutura necessária para atender ao grande êxodo rural, isso fez com que a criminalidade, violência e doenças  tomassem grandes proporções, mesmo os trabalhadores que permaneceram no campo viviam em condições nefastas, uma vez que não tinham como concorrer com as empresas que se tornaram grande proprietárias de terra.
Essas mudanças tiveram grande efeito sobre os trabalhadores artesanais. Antes do surgimento das indústrias, o artesão tinha todo o conhecimento do processo produtivo (desde o preparo da matéria prima até o acabamento final - início ao fim do processo) e no tempo livre plantavam, criavam animais para complementar as necessidades para a sobrevivência familiar.
Porém, com o avanço das indústrias, esses trabalhadores também foram perdendo espaço, pois não podiam concorrer com as mesmas. As corporações de ofício onde o conhecimento era passado do mestre ao aprendiz e, que até então controlavam o trabalho artesanal nas manufaturas, acabaram por desaparecer.
Com todos esses acontecimentos vários pensadores que não eram cientistas nem sociólogos começaram a ver a sociedade como um problema/um objeto a ser investigado com intuito de desenvolver ações que pudesse modificar/reformar a realidade da sociedade. Participavam de debates que envolviam liberais, socialistas e conservadores. Eles eram militantes políticos que se envolviam e queriam resolver os problemas sociais.
  1. A  Revolução Francesa
 As mudanças foram na forma de pensamento da sociedade. Essa mudança teve como influências as mudanças ocorridas no ocidente, na forma de conhecer a natureza e a cultura: ainda predominava a teologia - a vontade de Deus que era a explicação para tudo. Aos poucos o sobrenatural foi perdendo lugar para a ciência. Passou-se a analisar os fenômenos sociais por meio da experiência e observação, por meio da acumulação de fatos.
Nesse primeiro momento, as Ciências Sociais utilizaram os mesmos métodos de pesquisa até então usados na exploração dos fenômenos da natureza pelas ciências exatas e biológicas. Durkheim foi um dos primeiros a sistematizar um método próprio de pesquisa para as Ciências Sociais, seguido por outros autores.
Mas, a questão principal da época para os pensadores  que - devido aos antagonismos de classe - não chegavam a um consenso, gerando um questionamento central: conservar ou transformar radicalmente essa sociedade..
Na actualidade, as Ciências Sociais tem desempenhado importante papel no estudo das relações sociais, inter-raciais, de grupos sociais diversos, das culturais tradicionais e urbana, e das relações de poder.




Factores da emergência das ciências sociais
A emergência das Ciências Sociais teve como factores:
a)      A Revolução Industrial que representou uma mudança na base económica da sociedade; e
b)       A Revolução Francesa que por sua vez representou uma mudança na forma de pensar das pessoas.
Essas mudanças determinaram profundas mudanças na sociedade, gerando a necessidade de uma análise pormenorizada por parte dos pensadores da época que visavam solucionar os problemas sociais da época.
Bibliografia consultada:
·         MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38ªed, São Paulo: Brasileinse, 1994; Para mais detalhes esta disponível em: (https://sites.google.com/site/surgimentociso/).